lkkk lkjhg
sábado, janeiro 16, 2010
Há já algum tempo que espreitava este café discreto, com aspecto de negócio familiar, numa rua que desagua naquela onde todos os dias passo. Admito que o que me impedira, até agora, de ceder à tentação e entrar, fora a diferença de alguns pence para o preço do café (“espresso, please”) nos outros sítios, já por si demasiado caro. Tenho andado a ceder a tentações (ontem foi o pequeno-almoço tardio à beira-mar) porque há momentos em que é preciso. Desde que não nos distraiamos demasiado…

Entrei. Pasmei perante a figura encantadora, cheia de meninice, que me perguntou de imediato “Eat in? Take out?”. Empregada? Filha do patrão? Não sei mas, como é óbvio (um óbvio tradicional), tropecei nas palavras.

Sentei-me. Recuperei o fôlego enquanto procurava reflexos nos vidros. Foi-me servido o café (“espresso”) por um senhor de bigode. “Pena”, pensei. Mas a sua simpatia deixou-me a pensar que talvez não fosse assim tão mau ser atendido por um barrigudo careca. “De onde és?”, perguntou. “Portugal.” “Oh… Mas tens sangue árabe! Sê bem-vindo!” Sorri. Sim, é bastante provável que o tenha, um sangue que recua séculos no tempo. Podia ter-lhe dito “No meu país, por questões que nada têm a ver com a cor da pele, há quem me chame ‘mouro’…” Mas calei-me.

O café (“espresso”) era muito bom. Acho que vou ceder a esta tentação mas regularmente.

Etiquetas: ,


Damon at 3:45 da tarde