lkkk lkjhg
quarta-feira, janeiro 17, 2007
A expressão «animais de estimação» carrega na origem do seu sentido uma intenção de «estimar» os ditos «animais». De igual forma, quando nos referimos aos nossos amigos de quatro patas – ou duas ou mais – como «animais de companhia», esperamos deles o conforto de uma presença, tal como eles esperam da nossa parte uma voz que os alimente de carinho, muito mais do que alguém que simplesmente despeja comida numa tigela e a coloca ao alcance de línguas mais ou menos ávidas.
O facto de haver um grande número de pessoas dispostas a albergar cães em suas casas é, à partida, louvável, ainda que insuficiente. Nem todos temos as mesmas intenções quando damos abrigo a um desses animais. Nem todos o fazemos por gostarmos verdadeiramente deles e muitos de nós, seres humanos, nem sequer mostram o respeito devido pela dádiva que eles constituem. Em suma, nem todos deveriam ser donos de animais. (ler resto aqui)

Damon at 7:37 da tarde


canção do momento: nick cave and the bad seeds, «we came along this road»

Existem manhãs-tardes-noites em que a janela parece demasiado pesada para se abrir. Em que os músculos do seu puxador metálico, enferrujado pela chuva interior, se sobrepõem aos braços da vontade. E mesmo quando ela se abre, renitente, uma infinitude de outras janelas por abrir afasta o ar puro – qual oxigénio, é vontade – dos meus pulmões negros de uma nicotina que é toda ela cinza quando nasce. Só. Ela própria uma palavra com mais letras do que o próprio estado de espírito. Só. Devia ser a única palavra dos dicionários com apenas uma letra. Seria suficiente. E depois o ridículo. Lembrar-me de uma canção pimba que os altifalantes das festas de verão costumam tossir numa voz de ovelha negra: «ai solidãããão, solidããããão…». E depois o medo. A voz da Clara Ferreira Alves e uma infâmia – tão infame de tão verdadeira – pronunciada num programa de televisão: «Raramente os escritores são felizes». E agora? Fico feliz se um dia for escritor quando não posso ser escritor se um dia for feliz? E depois este céu que parece que enferruja…

Damon at 2:39 da tarde