lkkk lkjhg
domingo, outubro 17, 2004
cançao do momento: david bowie, «little wonder».
frase do momento: amanha vou para a escola.

E é assim… Um dia, tinha que ser. Está a chegar. Amanha é o meu último primeiro dia de aulas. Depois de uns longos 18 anos a tentar aprender, o sacana do dia tinha que aparecer. E logo agora que nao me apetece nada começar a procurar emprego. Logo agora que está tudo em crise…
Um dia, tinha eu seis anos feitos há alguns meses, disseram-me para pegar na mochila (ainda vazia) e ir para a escola. Eu disse «está bem» e pus pés ao caminho. Ainda eram uns bons cinco minutos a pé! Pelo caminho, o vento fresco fazia-me esquecer que tinha nariz, enquanto esmagava inofensivas folhas secas e cumprimentava as pessoas que ainda se davam ao trabalho de vindimar. Quando cheguei a escola, fiquei a saber que tinha uma professora chamada Alegria, com um carro verde fluorescente… Mais tarde, fiquei a saber que a D. Alegria se divertia a dar cachaços nos alunos e a ameaçar-nos com uma cana que chegava ao fundo da sala. Na mesma carteira, uma daquelas antigas, com o banco preso a mesa que levantava, com sítio para cábulas, sentei-me com um colega e a mae dele. Esse colega viria a ser o meu melhor amigo durante alguns anos. Há pouco tempo, a luz dos holofotes durante um concerto de música gótica provocou-lhe uma cegueira parcial que faz com que ele só veja metade das pessoas que passam por ele na rua. Eu, por azar, ando sempre do lado das pessoas que ele n?o v?, coitado… O que vale é que ele ainda pergunta aos meus pais por mim…
Depois dessa primeira ida as aulas, num ápice, passei para a Preparatória da Maia, para a Secundária da Maia, para a Secundária do Cast?lo da Maia, para a Universidade do Minho e para a secçao de quarentena da Faculdade de Letras do Porto, que é como quem diz, o curso de Jornalismo.
E pronto, amanha, vou pegar na mochila, meter os livros lá para dentro (que saudades de ter livros que compensassem a mediocridade da maioria dos professores, agora já só tenho a mediocridade…), os cadernos, o lápis para as contas, a borracha, as duzentas canetas de cores e espessuras diferentes, e vou para a escola, conhecer novos colegas para brincar (alguns agora brincam comigo pelas costas, sem eu saber, é uma outra técnica, mais adulta…) e novos professores que também vao brincar comigo, particularmente com a minha cara.
E pronto, depois de amanha, já vou ser um homenzinho. E vou ter saudades.

Damon at 6:38 da tarde